O volume de serviços prestados no país cresceu 10,9% em 2021, na comparação com 2020; o que representa recorde da série histórica iniciada em dezembro de 2012.
De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na passagem de novembro para dezembro, o setor – um dos mais afetados pelos impactos severos da pandemia de covid – cresceu 1,4%. Na avaliação do analista do IBGE Rodrigo Lobo, esse comportamento dá sinais de recuperação da economia brasileira.
Em 2021, os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram alta no volume de serviços. O principal impacto positivo veio de São Paulo, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Outro crescimento importante para a economia nacional veio do setor de turismo, que também enfrentou perdas significativas ao longo da crise sanitária gerada pelo coronavírus. Em dezembro, o índice de atividades turísticas cresceu 3,5% frente a outubro, sétima taxa positiva nos últimos oito meses, período em que acumulou ganho de 66,7%.